top of page

SDG20

A Concretização da Nova Trilha do G20 para a Sustentabilidade Global

Origem

Com base no conceito "SER G20", o SDG20 é uma iniciativa que nasce para traduzir os compromissos globais do G20 em ações locais concretas, ao mesmo tempo que acelera o alcance dos ODS. Idealizado no âmbito do Programa Rio2030 – É Hora de Agir, o SDG20 introduz uma nova dimensão ao processo atual do G20, ao incorporar uma nova trilha dedicada à execução dos compromissos globais em nível local.

O SDG20 visa reconhecer e acelerar a implementação local dos acordos globais do G20, promovendo o alcance dos ODS. Essa iniciativa se propõe a identificar e destacar iniciativas locais que já estão concretizando esses acordos, além de incentivar o desenvolvimento de novas ações alinhadas às diretrizes globais estabelecidas pelo G20. Ao focar na materialização desses compromissos em nível local, o SDG20 garante que as diretrizes globais sejam traduzidas em ações práticas e eficazes que impactem diretamente as vidas nas cidades e comunidades.

A proposta do SDG20 inclui traduzir as diretrizes estabelecidas pelo G20 para a realidade local do Brasil, reconhecer iniciativas locais que já estão materializando os acordos globais do G20 e acelerando o alcance dos ODS, estimular novas iniciativas locais que também contribuam para a implementação dos acordos globais e fixar uma inovação no âmbito do G20 em 2024, oferecendo um modelo que pode ser adotado por outros países.

O objetivo geral do SDG20 é, portanto, executar a nova trilha proposta ao atual processo do G20, voltada para a materialização, em nível local, dos acordos globais estabelecidos previamente pelos integrantes do G20, contribuindo para acelerar o alcance dos ODS.

SDG20 2024 – Edição de Lançamento do SDG20

A edição de 2024 marca o lançamento do SDG20, uma iniciativa inovadora introduzida no Rio de Janeiro durante o ano em que o Brasil exerce a presidência do G20. Este lançamento é especialmente significativo, pois ocorre no contexto do encontro entre os movimentos Rio2030 e o G20 no Brasil, em parceria com a ONU-Habitat e seu programa Rio Inclusivo e Sustentável. A edição de 2024 do SDG20, concebida como a edição 1.0, visa testar a viabilidade da aplicação prática do conceito de "SER G20" e preparar o terreno para uma expansão mais ampla nos anos seguintes, tanto em termos de abrangência geográfica quanto temática e de escopo.

Para esta edição, foram selecionados quatro temas prioritários: Mudanças Climáticas, Redução do Risco de Desastres, Blue Economy e Transição Energética. Esses temas estão em consonância com Rio Inclusivo e Sustentável, com ênfase no Desafio dos ODS, atualmente em implementação pela ONU-Habitat no estado do Rio de Janeiro. A edição de 2024 inclui o reconhecimento de iniciativas locais, a realização de eventos de conscientização e premiação, e a catalogação das iniciativas.

O reconhecimento de iniciativas locais envolve estabelecer critérios para identificar projetos que se alinhem aos objetivos do SDG20 e que já estejam implementando diretrizes globais relacionadas aos temas prioritários. A realização de eventos de conscientização e premiação inclui promover eventos sobre o conceito "SDG20", promover inscrições de cases que demonstrem adesão às diretrizes do G20, analisar e premiar os cases selecionados, dando visibilidade ao conceito de "SER G20".

Além disso, a catalogação das iniciativas busca registrar todos os cases na plataforma "É HORA DE AGIR", proporcionando visibilidade, inspirando novas iniciativas e demonstrando a aplicabilidade prática da proposta. As próximas edições, planejada para os anos subsequentes, visam expandir a iniciativa, com base na avaliação deste primeiro ano.

bottom of page